top of page

Aluguel de Imóveis em Solo Italiano

Affittasi - Aluguel na Itália para cidadania

Alugue um imóvel na Itália para cidadania - Amministrativa Comunale.

Veja algumas Informações importantes sobre o pedido de reconhecimento da cidadania italiana por residência em solo italiano.

Obviamente é importante saber como são os imóveis na Itália, quanto custa o aluguel, como são os contratos de locação e etc.

A circular K-28 (Circolare K-28), é um documento expedido pelo Ministério do Interior da Itália que norteia e regulamenta alguns pontos para o reconhecimento da cidadania italiana por via administrativa Consular ou Municipal desde 08/04/1991, essa circular foi necessária para orientar os oficiais do comune sobre como proceder aos pedidos de cidadania enviada ao Ufficio Anagrafe (cartório de registro civil) uniformizando por meio desta, os procedimentos de todos os comuni

Um ponto preponderante da circular K-28 é a exigência da obrigatoriedade do requerente à cidadania italiana pela via administrativa municipal estar morando na Itália.  Podendo ser essa moradia em um apartamento, em uma casa ou até mesmo em um quarto alugado.

Como funciona o aluguel na Itália para cidadania

Não é fácil alugar um imóvel na Itália independentemente se você é italiano ou estrangeiro, existem muitos empecilhos e exigências nessa etapa do processo, o que torna por vezes, uma tarefa meio cansativa.

Os Italianos são muito sistemáticos e seguros quanto ao risco de uma locação mal feita, e muitos optam por não alugar o seu imóvel em detrimento ao risco com inquilinos desleixados e com condições financeiras inadequadas para honrar os valores dos alugueis.

affittasi.jpg

Muitos italianos proprietários de imóveis para ter “garantia de aluguel” exigem que o locatário tenha comprovação de renda, contrato de trabalho, permissão de residência no país, carta de referência e seguro.

Na Itália não existe o papel do fiador como sendo uma segunda pessoa responsável pelo pagamento do aluguel, no caso do locatário deixar de honrar com o seu compromisso selado em contrato junto ao proprietário do imóvel.

Cabe lembrar que na Itália o pagamento do aluguel é sempre adiantado, e que grande parte dos contratos de locação exigem duração mínima de 3 anos, como também, cobram 3 meses de aluguel adiantados, sendo 2 destinados ao caução (caparra) e 1 para pagar a comissão da imobiliária, há situações que exigem o pagamento antecipado de vários meses de aluguel. Essa caparra, deverá ser devolvida ao inquilino no final do contrato de aluguel, caso não haja avarias no imóvel ou outros custos pendentes como gás, luz e água.

Os principais tipos de contratos mais usuais na Itália recebem as seguintes denominações:

  • Contrato 4+4: Esse contrato de locação tem duração de 4 anos, renováveis automaticamente por mais 4.

  • Contrato 3+2: Esse contrato de locação tem duração de 3 anos, renováveis automaticamente por mais 2.

  • Transitório: esse contrato de locação tem duração de até 18 meses.

Na Itália o contrato de locação de um imóvel pode se encerrar a qualquer momento, independentemente de qual tipo de contrato e dos prazos estipulados no acordo, bastando para isso obedecer o prazo para a disdetta , que seria o equivalente a um destrato ou rescisão do contrato. Geralmente a disdetta é acordada para um prazo entre 3 e 6 meses, ou seja, no desejo de sair do imóvel locatário deverá informar o proprietário com antecedência e respeitando o prazo da disdetta, desta forma, esse não terá que arcar com o ônus da perda da caparra (caução).

Outro ponto importante é que para se registrar o contrato paga-se uma taxa que varia entre 100 a 200 euros, desta forma, é importante observar o valor total que o locatário terá que desenbolsar para iniciar a sua moradia, vejamos novamente: primeiro aluguel adiantado, as caparras, comissao da imobiliária e a taxa de registro.

A iCarrer percebendo a dificuldade de se alugar um imóvel na Itália para o reconhecimento da cidadania pela via administrativa, resolveu prestar esse serviço. E, por meio de uma equipe técnica procura os imóveis conforme as solicitações do cliente, deixando tudo alinhado com o proprietário do imóvel, como, o tipo de contrato, o valor do aluguel, caparra, consumo de luz, água e gás, datas de permanência, tipos de acomodação, acessórios, Wi-Fi, número de quartos e utensílios domésticos e etc.

Tudo de forma justa, com segurança, conforto e comodidade. - por um bom preço.

A iCarrer oferece este serviço

Clique aqui e entre em contato

Logo ICarrer Cidadania.jpg
bottom of page