top of page

Pesquisa de Documentos na Itália

A iCarrer oferece o serviço de pesquisa de certidões na Itália para o processo de cidadania.

A partir de 1º de janeiro de 1866 em grande parte do território italiano foram estabelecidos os registros civis, em Veneto os registros civis começaram a acontecer em 1º de setembro de 1871 e em Trentino-Alto Adige, parte de Friuli-Venezia Giulia e território de Trieste, aconteceram em 1º de setembro de 1924.

Cabe Lembrar que na Itália, antes do estabelecimento dos registros de estado civil, a função de registrar os nascimentos era exclusivamente das paróquias; Assim, ao invés do ato civil, acontecia um ato religioso, o nascimento era registrado por uma certidão de batismo. Isto implica que se o antenato nasceu antes do estabelecimento de registros civis na sua cidade natal, o requerente da cidadania terá que apresentar a certidão de batismo – Certificato di Battesimo, emitida pelo padre da igreja onde ocorreu o batismo, em detrimento a certidão de nascimento – Certificato di Nascita.

Portanto, as certidões italianas necessárias para compor o reconhecimento da cidadania italiana são:

  • Certidão de Batismo – Certificato di Battesimo: quando o antenato nasceu antes da existência dos registros civis - 1866.

  • Certidão de Nascimento – Certificato di Nascita: quando o antenato nasceu após a existência dos registros civis - 1866.

  • Certidão de Casamento – Certificato di Matrimonio (quando o antenato casou-se na Itália).

  • Certidão de Óbito – Certificato di Morte (quando o antenato faleceu na Itália).

Caso o interessado em fazer a cidadania italiana não saiba o lugar exato de batismo/nascimento e casamento do seu antenato na Itália, esse, provavelmente terá que contratar uma empresa especializada em pesquisa de registros em solo italiano, a qual se encarregará de possivelmente encontrar o livro onde o batismo/nascimento ou casamento foram registrados. A grande maioria dos italianos que imigraram para o Brasil nasceu entre 1860 a 1900, portanto, essas certidões são muito antigas.

Na região de Veneto os registros civis (nascimento, casamento e óbito) começaram a ser realizados em setembro de 1871, caso o antenato tenha nascido antes de setembro de 1871 em um comune desta região (Veneto), o seu registro estará em alguma igreja e o documento a ser requisitado será um certificato di battesimo, mas se, ele nasceu nessa mesma comune depois de setembro de 1871 o registro estará no ufficio dello stato civile da referida comune e o documento a ser requisitado será um certificato di nascita.

Esse serviço é baseado em um minucioso estudo de registros italianos com a finalidade de encontrar uma certidão que foi emitida na metade do século XIX e inicio do século XX.

A Itália possui 20 regiões, incluindo as ilhas Sicília e Sardenha. A região equipara-se ao que denominamos de estado no Brasil. Cada região possui as suas províncias, que são órgãos governamentais locais formados por um número de cidades, essas cidades são chamadas de comune. O número de províncias na Itália é 93 e comuni 8.090, veja no mapa as 20 regiões italianas.

regioes da italia.png

A complexidade da pesquisa se mostra em função das NÃO informações iniciais trazidas pelo requerente da pesquisa, visto que a Itália é dividida em 20 regiões, 93 províncias e 8.090 comuni. Ou seja, se não houver a informação inicial da região ou da província de nascimento do antenato, teremos que pesquisar em 8.000 comuni italianas, neste caso é praticamente impossível localiza o registro.

Suponhamos que o antenato tenha nascido antes de 1.866, a pesquisa deverá ser pelo registro de Battesimo e será feitas nas igrejas, como na Itália existem 3 igrejas por comune, a pesquisa poderá se estender para 24.000 igrejas. Por isso é muito importante saber a região ou província de origem do antenato. Consulte todos os seus familiares e tragam todas as informações possíveis para a iCarrer, isso acarretará em menor tempo de pesquisa e consequentemente menor custo a você requerente.

A pesquisa pelo registro de battesimo demora mais do que a pesquisa do registro de nascita, por depender do padre da igreja e, posteriormente, da Curia Vescoville que reconhece a assinatura do padre que assinou a certidão.

Novamente frisamos que a pesquisa se torna muito rápida quando o requerente informa a província em que o antenato nasceu

A iCarrer conta com uma equipe de excelentes profissionais da área, que buscam por meio de um minucioso estudo encontrar certidões de nascimento ou casamento de antenatos italianos, essas certidões serão usadas para compor as árvores genealógicas nos processos de requerimento de cidadania italiana em consulados, comuni e tribunais.

Conforme já dito, a partir das informações iniciais trazidas pelos clientes, os nossos profissionais de pesquisa vão direcionando e redirecionando as áreas de busca, fazendo varreduras nos cartórios e nas igrejas da Itália. Assim, consequentemente, as certidões solicitadas serão possivelmente encontradas. O pagamento total dos serviços somente ocorre se encontrarmos a certidão requerida.

Nossos profissionais de pesquisa trabalham focados todos os dias da semana, para agilizar ao máximo todos os procedimentos e consequentemente trazer rapidez ao processo.

É importante ressaltar que não é possível pesquisar eternamente, e oferecer garantias de encontrar o registro de nascimento do antenato, pelo simples motivo de que com o tempo a certidão possa ter sido extraviada ou, na maioria dos casos, destruída devido a alguma calamidade ou a eventos de guerra.

 

Conte com nosso serviço de Pesquisa de Certidões italianas:

Preencha os campos abaixo com o máximo de informação e precisão a respeito do seu Antenato, bem como possíveis informações paralelas que serão úteis para os redirecionamentos da pesquisa.

Ao preencher o campo “Nome do Antenato”, preencha também se possível o campo das possíveis “Variações do Nome do Antenato”, cabe lembrar que no Brasil ocorreram muitos erros de grafias de nomes e sobrenomes italianos em cartório, e, portanto, essa informação afinará mais a pesquisa e instruirá melhor a nossa equipe, resultando em agilidade no processo e consequentemente no preço. Quanto mais informações forem fornecidas, mais barata e rápida se torna a pesquisa.

Preencha todos os campos e solicite um orçamento

Dados do requerente

Dados do antepassado italiano

Obrigado pelo envio!

Entraremos em contato o mais rápido possível

Logo ICarrer Cidadania.jpg
bottom of page