CNN - Certidão Negativa de Naturalização
Como emitir?
Na documentação do processo de cidadania italiana deve ser incluída a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do Antenato, ou seja, uma certidão que comprova que ele não renunciou à cidadania italiana e não se naturalizou brasileiro.
Essa certidão pode ser solicitada online no site do ministério da justiça, cabe lembrar que esse serviço é gratuito. Na hora do preenchimento dos campos no site do ministério da justiça seja fiel a tudo que está escrito nas certidões .
O Processo de cidadania italiana exige que na certidão Negativa de Naturalização todas as variações de nome e sobrenomes do ascendente (antenato) italiano sejam apresentadas.
Vejamos um exemplo hipotético:
Digamos que o italiano - Giuseppe Pascoalotto - apresenta nas suas certidões as seguintes variações de nome:
-
Certidão de nascimento na Itália consta: Giuseppe Pascoalotto.
-
Certidão de casamento no Brasil consta: José Pascoalotto.
-
Na certidão de óbito no Brasil consta: José Pascoaloto.
-
Nas certidões de nascimento dos filhos e netos consta: José Pascaloto.
Acrescentem na CNN absolutamente todas essas variações de nome.
O nome do pai e da mãe do antenato deverão ser exatamente aqueles escritos na certidão de battesimo ou Nascita.
A esposa italiana nunca adota o sobrenome do marido, portanto, somente adicione aquilo que está escrito na certidão de battesimo ou Nascita do seu antenato.
Outra observação importante é completar o preenchimento do campo de data de nascimento do requerido de forma completa, com dia, mês e ano. Não emita a CNN apenas com o ano de nascimento do antenato.
A Certidão Negativa de Naturalização deverá ser autenticada no próprio site, para isso, emita e imprima a autenticação no verso da certidão. Somente assim ela terá validade para ser usada no processo de cidadania italiana. Essa certidão deverá receber a apostila de Haia.